encontra aqui um pouco de tudo...desde a a gastronomia medieval á revolução russa...
publicado por ana | Domingo, 05 Julho , 2009, 19:45

Guerra Fria 
História da Guerra Fria, corrida armamentista, OTAN e Pacto de Varsóvia, macartismo, Guerra da Coréia, 
Guerra do Vietnã, corrida espacial, Plano Marshall, Queda do Muro de Berlim

foto guerra fria
Construção do Muro de Berlim

 

Introdução
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.


A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.


Paz Armada

Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 
Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Corrida Espacial
EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

Caça às Bruxas
Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.
Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

"Cortina de Ferro"
Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". 

Plano Marshall e COMECON
As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Envolvimentos Indiretos
Guerra da Coréia
: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 

Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.


daqui

Assuntos tratados no blog:

Este Blog dedica-se à postagem de fotos,artigos e videos que circulam livremente na internet. Qualquer anomalia ou problema de funcionamento e/ou copyright não é da responsabilidade deste Blog, dado que o mesmo se baseia em hiperligações ou links. Eventuais reclamações e outras solicitações deverão ser feitas unica e exclusivamente nas respectivas fontes de origem. Ana Márcia
mais sobre mim
Assuntos tratados no blog

10 de junho da presidência da república

25 de abril

a batalha de aljubarrota

a construção das pirâmides do egipto

a corte portuguesa no brasil

a declaração de guerra da alemanha a por

a dinastia afonsina ou de borgonha

a gastronomia medieval

a morte de d. sebastião

a primeira guerra mundial

a viagem de marco polo

absolutismo

as moedas de d. afonso henriques

bandeira da união europeia

bandeira de portugal

brasil

bula manifestis probatum (doc)

bússola

cabo verde

cadeira acústica

caravela

carta a el-rei d. manuel sobre o achamen

cidade velha de santiago

conceito de história e seu estudo

conferência de berlim

conimbriga

descoberta da américa

diogo cão

dom pedro i

e portugal fez-se ao mar...

escravatura

fortaleza de jesus de mombaça

fundação batalha de aljubarrota

grandes navegações

guerra colonial

guerra fria

história da grécia antiga

história de amor de d. pedro e d. inês

história em imagens

humberto delgado

idade média

império colonial português

joão gonçalves zarco

lisboa 1756

mapa da crise económica na europa

marcello caetano

martin luther king

moedas gregas (ima)

monstros marinhos

monumentos portugueses

museu das descobertas em belmonte

nau

o grito do ipiranga

o tratado de alcanizes

o tratado de methuen

olhar quem fomos

onde estáo elo perdido?

os pais de cabral

partidos de direita... partidos de esque

pirata ou corsário?

planta do castelo de guimarães

presidentes após 25 abril

quénia

rei luís xiv

reino de espanha (1850)

reis da primeira dinastia

reis da segunda dinastia _ de avis

reis de portugal e o local onde estão se

revolução francesa

revolução industrial

revolução russa

segunda guerra mundial

sidónio pais

sons do 25 de abril

terramoto de 1755

terramoto de lisboa de 1755

testes

tratado de tordesilhas

vários assuntos

vasco da gama

vestuário na idade média

todas as tags

arquivos
pesquisar neste blog
 

  

ESCREVE-ME

POR MAIL...

 

OU ENTÃO

Deixa recadinho...

clica na caixa em cima

 
        Mais  Disciplinas que fiz

   

 

 

 

 


 


 

Mussolini

 
1919 – Mussolini funda o Partido Fascista Italiano.

 

Angola

 
1976 - Portugal reconheceu a República Popular de Angola.

Contra-reforma Educativa

 
1928 - Em Portugal, no âmbito da contra-reforma educativa foi determinada a aplicação da separação de sexos nas escolas.
«A escola como um dispositivo de sexualidade» é um capítulo de uma tese extremamente interessante para quem quiser aprofundar os seus conhecimentos nesta área.
Índice da tese

 

 

Abraham Lincoln

 
1809 – N. Abraham Lincoln, no Kentucky, décimo sexto presidente dos EUA.
Para saber mais sobre a sua época.

 

 

HITLER OCUPA CHECOSLOVÁQUIA

1939 - As tropas de Hitler ocupam a Checoslováquia (Boémia e Morávia).

 

 

MARCELO CAETANO DEMITE GENERAIS

[1974 - O primeiro-ministro Marcelo Caetano demite os generais António de Spínola e Costa Gomes dos cargos de chefe e vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
 

 

JOÃO DE CANTO E CASTRO

1934- M. em Lisboa, o contra-almirante João de Canto e Castro que fora presidente da República.

 

 

AUSTRIA
1938 – A Áustria é declarada como parte do Reich Alemão (a Anschluss).

 

UNITA 1965 - Em Angola, foi fundada a UNITA.

 

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1938– Tropas alemãs entram na Áustria.

 

 

URSS
1950 - A URSS anunciou possuir a bomba atómica.

 

Segunda Guerra Mundial

 
1941 – No âmbito da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ocupa a Bulgária.
Para saber mais...

 

Pina Manique

 

1805 - M.o Intendente Pina Manique, fundador da Casa Pia de Lisboa.
Casa Pia Atlético Clube

 

Censura

 

1926 - Após o 28 de Maio, os jornais inserem pela primeira vez a frase: «Este número foi visado pela Comissão de Censura».
Os livros e a censura em Portugal

 

 

Segregação racial

 
1964 - É aprovada a lei dos direitos civis (Civil Rights Act), que põe termo à segregação racial nos EUA.
Em Portugal
SOS Racismo
Blog SOS Racismo

 

Che Guevara

 
1928 - N. na cidade de Rosário, Argentina, Che Guevara, guerrilheiro marxista, cuja acção, desde 1954 até à sua morte em combate, em 1967 na Bolívia, se tornou lendária.
CONGO: O SONHO AFRICANO
Para saber mais...

 

Colónias portuguesas

 

1951 - As colónias portuguesas passam a designar-se por províncias ultramarinas.
Para saber mais...

 

 

Humberto Delgado

 

1958 - Humberto Delgado disputa a Presidência da República Portuguesa.

 

Tratado de Badajoz

 
1801 - Portugal e Espanha assinam o Tratado de Badajoz, que finaliza a chamada «Guerra das laranjas», no que resulta o ingresso na Espanha da cidade portuguesa de Olivença.
Saber mais

 

 

Robert Kennedy

 
1968- Robert Kennedy, senador dos EUA,irmão de J.F. Kennedy, é atingido a tiro e morre 25 horas depois.
Biografia

 

Franco

 

1974 O general Franco, hospitalizado, transmite o poder a Juan Carlos I.
Autobiografia do general Franco

 

 

Guerra Civil Espanhola

 
1936 - Uma revolta liderada por Emílio Mola e Francisco Franco dá início à Guerra Civil Espanhola.  
Saber mais... 
Portugal e a Guerra Civil de Espanha de Fernando Rosas.

 

 

Conferência de Potsdam

 
1945 – Reúne-se a Conferência de Potsdam (que termina a 2 de Agosto), para decidir a ocupação da Alemanha. 

 

 

Getúlio Vargas

 
1934 - No Brasil, Getúlio Vargas é eleito Presidente da República. 

 

 

Independência do Brasil

 

1825 - Portugal reconhece a independência do Brasil.
Hino da Independência

 

 

Sufrágio Feminino

 

1920 - Nos Estados Unidos, as mulheres passaram a ter direito de voto, com o estabelecimento da 19ª emenda à Constituição.
Cronologia

 

Libertação de Paris

 
1945 - Os Aliados libertam Paris.

 

 

 

General De Gaulle

 

1944 - O General De Gaulle e os Aliados entram em Paris.

 

 

Manuel de Arriaga

 

1911 - Em Portugal, Manuel de Arriaga tomou posse como primeiro Presidente Constitucional.

 

 

Blitz de Londres

 

1940 - Em Londres, os bombardeamentos alemães dão início à Blitz.
Vídeo

 

 

 

 

 

 


 
 
 
"Quanto mais simples é a pessoa, mais ela sobe no meu conceito"
Herik Zednik

"Não conheço nenhum país, cidade ou município no mundo que tenha se desenvolvido sem ter investido seriamente em educação"
Herik Zednik

"Não importa quanto dinheiro tenha, quantos cargos ocupe, quanta fama possua ou poder detenha, a essência precisa ter dignidade, honestidade, generosidade e também muita humildade."
Herik Zednik

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.." Clarice Lispector

"A educação só produz resultados em sociedades em que as pessoas podem fazer escolhas pessoais e econômicas, dando-lhes a oportunidade de serem criadoras e descobridoras." (Odemiro Fonseca em "Benefícios da liberdade")

"Educação serve pouco se as pessoas não forem livres. É só lembrar o que aconteceu nos países socialistas, onde a educação era considerada de qualidade."

"o discurso da impossibilidade da mudança para a melhora do mundo não é o discurso da constatação da impossibilidade, mas o discurso ideológico da inviabilização do possível" Paulo Freire

"A mente que se abre a uma nova idéia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

    jogos

 

blogs SAPO
RSS